O que muda do WhatsApp Business para API Oficial do WhatsApp?

Saiba a diferença entre o WhatsApp Business e WhatsApp API para entender qual a opção mais adequada para o seu negócio.




O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito e desenvolvido especialmente para suprir demandas  enfrentadas pelas pequenas empresas.  


Ele está disponível para telefones do sistema Adroid e IOS oferecendo uma variedade de ferramentas exclusivas para automatizar processos, categorizar conversas e garantir respostas ágeis.  


Além disso, mantém a mesma interface e funcionalidades conhecidas e confiáveis do WhatsApp Messenger. Com ele, é possível realizar todas as atividades habituais, desde a troca de mensagens até o compartilhamento de fotos, áudios e vídeos. 


Algumas das características presentes no aplicativo atualmente incluem: 

  • Perfil comercial, que permite exibir dados relevantes como endereço, e-mail e website da empresa. 
  • Etiquetas, que possibilitam a organização e rápida localização de conversas e mensagens. 
  • Ferramentas de mensagens, para garantir respostas rápidas aos clientes. 

Porém, possui alguns contras, como: 
   

  • Não possui solução para Chatbot Oficial;
  • O envio de mensagem ocorre pelo App instalado no celular ou WhatsApp Web;  
  • Não há visibilidade das conversas do time com o cliente e pode haver perda da carteira de clientes;  
  • Um número apenas por atendente.

Já o WhatsApp API Oficial... 


É uma solução mais avançada  do aplicativo e destinada a grandes empresas, que normalmente enfrentam uma quantidade de demanda muito mais alta.  


Por meio do API, é possível integrá-lo com sistemas internos da empresa, como CRMs e software de atendimento ao cliente, como o chatbot da Mundiale.  


Com o WhatsApp API, as empresas podem criar experiências personalizadas e automatizadas para seus clientes, como envio de notificações, confirmações de pedidos e suporte ao cliente.  


No entanto, o acesso à API oficial do WhatsApp requer um processo de aprovação e pode envolver custos adicionais, tornando-o mais adequado para empresas robustas.  

A API Oficial permite, ainda:

  • Inclusão de Chatbot;  
  • Envio de mensagem apenas por um único sistema, o Wit;  
  • O acionamento do cliente deve ser feito apenas por disparos ativos e uma conversa só será iniciada após o consentimento do cliente.  
  • Gestão do time (auditorias e tempos de disponibilidade) e armazenamento da carteira de clientes;  
  • Possibilidade de vários atendentes em um único número;  
  • Possibilidade de verificação da empresa.