Quais são as boas práticas para criação de templates?

Listamos em um único artigo as melhores condutas a serem seguidas na hora de criar um novo template de conversa no Wit Desk.



Boas práticas tratam-se de um conjunto de técnicas já testadas e validadas, constituindo as melhores formas de fazer uma determinada tarefa. Os templates são as mensagens prontas utilizadas para acionamento ativo dentro da plataforma Wit Desk, que serão exibidas diretamente no Chatbot na janela de conversa do usuário. 


No caso de criação de templates, é importante seguir boas práticas porque, dentre outros motivos, otimiza o processo de aprovação da Meta e garante melhor conversão de leads em clientes. 

Pensando em facilitar seu processo de criação de templates seguindo essas técnicas, ao criar ou editar um template para acionamento ativo atente-se aos seguintes pontos:

  • Fraseologia: Avalie se a frase (conteúdo) da mensagem a ser enviada possui coerência e se conduz claramente o usuário para a ação desejada, isto é, se a sua empresa está se comunicando de forma objetiva.

  • Terminologias: É necessário observar as terminologias usadas pelo seu segmento de mercado ao mesmo tempo que mantém o texto em concordância com a língua portuguesa, a fim de evitar dúvidas no usuário e, consequentemente, gerar um engajamento diferente do esperado.

  • Mensagem com arquivo: Caso seja necessário adicionar arquivos (pdf, imagem ou vídeo), o template deverá ser criado com essa premissa. Os arquivos deverão ter um link de envio em domínio público, e orientamos que esse link esteja em algum servidor ou hospedagem. Se você encontrar dificuldades em realizar este procedimento, basta acionar nosso suporte que te auxiliamos da melhor maneira possível.

  • Footer: Se os templates forem relacionados a envios de boleto e cobranças, utilize o footer “Caso tenha realizado o pagamento, desconsidere esta mensagem”, ou alguma variação da frase dentro da mesma quantidade de caracteres.

  • Mensagem com botões de engajamentos: O intuito de inserir um botão no template é para gerar engajamento, ou seja, induzir que o leitor clique em um botão e seja direcionado. Além disso, é necessário avaliar quais botões serão utilizados. De modo geral, os botões “Vamos Conversar” e “Sair” são os que mais geram melhor engajamento.

Criação de template dentro da plataforma Wit na prática



Nome do template

Para manter o padrão utilizado no Wit, a nomenclatura do template deverá conter: acao_((intenção da ação)).

Exemplo prático: Se a mensagem será sobre envios de boletos, o nome do template pode ser acao_envio_de_boleto


⚠️ Importante: O nome do template não deve conter acentos e/ou caracteres especiais.

 

Categoria do template

As categorias são Marketing ou Utilidade, e a categorização é definida pela Meta de acordo com o conteúdo (fraseologia) do template.

 

Validade da mensagem (h)

Por padrão, a validade do template deverá ser de 168 horas, pois essa é a arquitetura do bot.